quarta-feira, 15 de setembro de 2010

CASAMENTO MILITAR






Nos casamentos de Oficiais Militares pode acontecer ao final da cerimônia o momento conhecido como Teto de Aço.


O teto de aço em qualquer uma das Corporações (Forças Armadas, Aeronáutica, Marinha, Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar) só pode ser feito por Oficiais Militares ou Aspirantes a Oficiais.

Como Oficial Militar considera-se: Aspirante, Segundo Tenente, Primeiro Tenente, Capitão, Major, Tenente Coronel e Coronel. Todos esses têm espada e a farda apropriada para a ocasião.

Soldado, Cabo, Terceiro Sargento, Segundo Sargento, Primeiro Sargento e Sub-tenente não usam espada e não tem o direito ao teto de aço.


Como funciona o teto de aço?

O Teto de Aço segue o regimento de cada uma das Corporações citadas acima e por isso, dentro de cada uma delas pode haver alguma variação. Porém, em todas elas a condução deste momento é feita pelo Oficial mais antigo que estiver presente.

Ao final da cerimônia os Oficiais postam-se no corredor, em pares, um de cada lado, ocupando o corredor todo. Todos fardados, cada um empunhando a sua espada.

No momento da saída dos noivos, o Oficial mais antigo que estiver presente dá o comando para que os militares levantem suas espadas e virem-se de frente um para o outro, cruzando as pontas das espadas. Os militares batem as pontas das espadas e à medida que os noivos passam por baixo delas, os militares param de batê-las.

Caso o casamento seja de Soldado, Cabo, Terceiro Sargento, Segundo Sargento, Primeiro Sargento e Sub-tenente o corredor não será de oficiais com espadas e sim com militares da mesma patente que fará a saudação com o quepe que será anunciado pelo mais graduado e haverá o comando para que eles levantem o braço direito com o quepe na medida em que os noivos vão passando.