sexta-feira, 20 de abril de 2012


Canapés que encantam!


Criatividade não falta, olha que original esses canapés alem de lindos e delicados o sabor é exótico e misterioso, torradinha com sabor de ervas finas, lascas de salmão defumado, tomate cereja ao vinagrete com azeitonas preta e salsinha.
Olá, essa materia de hoje é para mostrar a tendência em casamentos que esta fazendo o maior sucesso, o mini weddings ou mini casamentos, casamentos para poucos convidados. Os chamados Mini Weddings ou casamentos é uma recepção de Pequeno Porte, Casamento Íntimo, são diversas terminologias para esse tipo de evento que mostra um único desejo: receber os amigos mais queridos e familiares, para uma celebração intimista que é a comemoração do dia mais feliz da sua vida. Vai aqui um conselho, escolha lugares aconchegantes e pequeno para não ficar espaço vazio entre os convidados, capriche na decoração, no buffet, docinhos, bolos iluminação, musica e o sucesso da sua festa esta garantido, nós da Be Happy estamos aptos a realizar qualquer tipo de evento com qualidade e muita dedicação pois amamos o que fazemos e organizar um mini weddings é muito prazeroso, nesse tipo de evento vale a pena lembrar que menos pode ser mais. Por Jan Ferreira Cerimonialista

domingo, 15 de abril de 2012

Iluminação o ponto alto da decoração

Imagine que você levou mais de um ano planejando a decoração do seu casamento. Pensou nos mínimos detalhes, desde cadeiras à última embalagem de bem-casado. As cores de cada almofada, flores e laços de fita foram pensadas junto ao seu decorador para criar uma linguagem única e que reúna tudo o que você sonhou em perfeita harmonia. Junto a isso,  contratou também aquele fotógrafo maravilhoso para deixar tudo registrado eternamente em imagens incríveis.

Na hora de iluminar o cenário carinhosamente pensado, você pensa em lanternas e castiçais de vários tamanhos e materiais, e o resultado que vem à cabeça é realmente incrível. Existe hoje uma infinidade de recursos para iluminação com velas, desde os mais simples pontos nas mesas, passando pelos espetos cravados no piso e tetos com minijarros pendurados. Esse tipo de luz serve para criar uma atmosfera intimista e acolhedora, exatamente como imaginamos que deva ser o clima de um dia tão especial.

O único problema é que, sabe aquele fotógrafo que a gente falou lá em cima? Ele precisa de mais claridade do que isso para tirar as tão sonhadas fotos desse dia com foco no lugar certo, além da temperatura e da cor adequadas para o registro dos detalhes como eles realmente são. Por isso, é muito importante prestar bastante atenção nisso. Um ambiente com velas é muito charmoso, mas fica ainda mais interessante quando unido a outros recursos cênicos que valorizam os pontos importantes do local e trazem conforto visual aos convidados.

Não adianta ter tanto cuidado na escolha das cores da festa e deixar tudo na escuridão. Da mesma maneira que não funciona iluminar da forma errada, com fachos rosa, verde ou roxa, que deixarão cada um dos itens e todos os convidados apenas com a cor dos refletores. Vale a pena investir num efeito adequado para o horário e espaço escolhidos, que destaque e não modifique a tonalidade de coisas e pessoas. Converse com o seu decorador e peça a opinião do seu fotógrafo e videomaker para saber ser a luminosidade escolhida é suficiente para o trabalho deles, garantindo, assim, uma decoração que surpreenda e envolva da maneira certa, além do registro de tudo que encherá seus olhos de alegria eternamente.








Michele Navega, designer de interiores e decoradora de casamentos. Publicação Jornal Extra

O que há de novo nas cozinhas das festas

Acabou a festa exclusiva de coxinhas, rissoles e canapés. Com a presença de chefs de cozinha exclusivos nos salões da Zona Oeste, os salgadinhos, que no máximo acompanhavam um prato de arroz com estrogonofe em casamentos ou 15 anos, passaram a dividir espaço com a tendência gastronômica de servir entradas requintadas (algumas com caviar) e refeições em tamanho mini a noite inteira.

A casa de festas Vale dos Sonhos, em Campo Grande, por exemplo, alterna 17 tipos de salgadinhos com pequenas porções de caldinho de feijão com bacon, Caesar Salad ou escondidinho de carne seca. Tudo assinado por Janete da Silva, de 54 anos.

- A intenção não é saturar o convidado de salgadinho e refrigerante. Mas focar na desgustação (os mini pratos), que chegam à mesa dos convidados a festa inteira. E ninguém precisa levantar e fazer fila para se servir, como num jantar - diz o coordenador de eventos Leonardo Machado.

Na casa, a chef Janete adapta o cardápio de acordo com as preferências do cliente. Ela, que não é formada em Gastronomia e se especializou em cozinha espanhola, francesa e nacional, às vezes exclui os mini acarajés ou o caldo de batata baroa para saciar o apetite alheio.

- Trabalhei na Casa de Espanha como almoxarife e lá me interessei pelos cursos de culinária deles. Tive aulas com franceses e espanhóis. E passei a ser a cozinheira do lugar - conta Janete, há 25 anos na beira do fogão.

Ao mesmo tempo, ela começou a trabalhar em bufês.

- Vamos incluir no cardápio a Paella, uma especialidade minha - conta.

Em uma festa de 200 pessoas, por exemplo, Janete e os seis auxiliares fazem de mini porções de picadinho carioca com arroz de amêndoas e farofa ao alho a salada Capresi e mini brownie.

De bobó a caviar

Na Mansão das Estrelas, em Campo Grande, os salgadinhos até aparecem. Mas sempre alternando a presença deles no salão com a das minidegustações, que são decoradas e servidas nas mesas durante toda a festa.

- Isso traz conforto ao convidado, que não precisa deixar a pista de dança ou a mesa para comer. As refeições são bem acabadas e servidas na temperatura correta. E uma novidade é que, a cada festa, o nosso chef inclui dois pratos no cardápio. O convidado escolhe o quê, quantas vezes e onde quer comer - diz o coordenador geral Vinicius Morette.

O chef lá é Paulo José Cordeiro, de 55 anos, que começou a carreira como cozinheiro-chefe de oficiais da Aeronáutica. Cheio de cursos no currículo, ele atuou em bufês renomados da Zona Sul até chegar à Mansão das Estrelas.

- A diferença é que, nas festas, eu tenho que entender de áreas diferentes dentro da cozinha - explica.

Ele prova isso fazendo bobó de camarão na minimoranga, minichurros de doce de leite, crispi de camarão (com cream cheese e caviar), ou medalhão de filé com purê de batata baroa e espetinho capresi.

Materia publicada no Jornal Extra de sabado dia 14/04/2012