segunda-feira, 6 de maio de 2013


MESAS NUMERADAS, SIM OU NÃO?


A chegada dos convidados no salão de festas é sempre meio tumultuada, nossas recepcionistas vão tentando acomodar em locais onde tenha pessoas conhecidas pois sabemos o quanto é desconfortável dividir espaço com quem não conhecemos. Nos EUA por exemplo é comum ter mesas numeradas, aqui no Brasil essa opção esta entrando devagar, eu já uso e posso afirmar que é muito bom pois facilita bastante a introdução dos convidados. Funciona da seguinte maneira: Quando o casamento é um mini wedding  faço o mapa das mesas e juntamente com os noivos vamos distribuindo e na lista de convidados os nomes já aparecem com o numero da mesa a qual ele será conduzido por uma recepcionista. A mesa já tem um display com o numero correspondente e o convidado se acomoda sem tumultos ou cara de desagrado. 
Caso seja um evento com mais de 200 pessoas será necessário um planejamento maior e mais bem elaborado, fiz um com 430 convidados, deu muito trabalho para organizar as mesas, distribuir os convidados não foi tarefa fácil, mas depois de tudo organizado ficou perfeito e bem funcional. Para facilitar, fiz 430 tags decorado na cor do evento e dentro do tema que foram entregues juntamente com os convites, nesses tags trazia o numero da mesa onde deveriam se acomodar, na entrada as recepcionistas encaminhava os convidados ate suas mesas.
 

domingo, 5 de maio de 2013



NÃO SEI, NÃO É COMIGO!
É preocupante quando uma cliente nos procura e diz que tem apenas o espaço para a festa. Isso significa que o local em que realizará o evento não inclui buffet, decoração, mesa de chocolates, dj, sendo todos esses, serviços contratados separadamente, cada um de um lugar. 
Você deve estar se perguntando porque é preocupante. Pela seguinte razão: Quando se aluga apenas o espaço, este não disponibiliza recepcionista, alguns raramente disponibilizam seguranças, e na ausência desses profissionais vindos do próprio local, muita coisa se perde. 
É preciso ter uma pessoa da casa responsável pela parte elétrica, higienização dos toilettes e caso seja cada serviço de um lugar, ter alguém que fique o tempo de duração do evento por perto, para esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas.
O que acontece é que muitas vezes, por existirem muitos profissionais de fora e nenhum da própria casa, um convidado chega ao cerimonialista pedindo informação, solicitando a alteração da temperatura do ar condicionado, reclamando de problemas com uma cadeira, entre outros, e nós não temos como informar, já que não trouxemos a nossa equipe e nem tivemos contato com uma equipe única do próprio local. Perguntamos a uma pessoa e ela responde "Não é comigo, eu não sei", um joga para o outro e ninguém resolve nada.
Somos sim, responsáveis por isso, desde que seja acordado em contrato, passado um briefing com todo staff que estará presente no evento. Caso contrário, não podemos executar da forma desejada.
Por isso, deixamos uma dica para você:
Para que sua festa seja um sonho realizado e não um fracasso, antes de fechar qualquer contrato, com quem quer que seja, pergunte tudo, cobre todos os serviços por escrito, em duas vias assinadas, certifique-se de que tudo está em ordem e passe todos os contatos de todos os fornecedores contratados para a sua cerimonialista. Uma boa cerimonialista é preparada para lidar com todo tipo de situações, desde que tudo seja previamente organizado e contratado.